Início » Blog » Bíblia Online » Mateus 14

Mateus 14

Versículos de Mateus 14 do livro de Mateus da Bíblia.

A Morte de João Batista

1 Naquela ocasião Herodes, o tetrarca, ouviu os relatos a respeito de Jesus

2 e disse aos que o serviam: “Ele é João Batista; ressuscitou dos mortos! Por isso estão operando nele poderes miraculosos”.

3 Pois o próprio Herodes havia ordenado que João fosse preso, amarrado e colocado na prisão, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão,

4 visto que João lhe dizia: “Não te é permitido viver com ela”.

5 Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo, porque este o considerava profeta.

6 No aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes

7 que ele prometeu, sob juramento, dar-lhe o que ela pedisse.

8 Influenciada por sua mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”.

9 O rei ficou aflito, mas, por causa do juramento e dos convidados, ordenou que lhe fosse concedido o pedido

10 e mandou decapitar João na prisão.

11 Sua cabeça foi levada num prato e entregue à jovem, que a levou à sua mãe.

12 Os discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o sepultaram. Depois foram contar isso a Jesus.

A Primeira Multiplicação dos Pães e dos Peixes

13 Quando Jesus ouviu o que havia acontecido, retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades e o seguiram a pé.

14 Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles e curou os seus doentes.

15 Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já está ficando tarde. Manda embora a multidão para que possam ir aos povoados comprar comida”.

16 Respondeu Jesus: “Eles não precisam ir. Dêem-lhes vocês algo para comer”.

17 Eles lhe disseram: “Tudo o que temos aqui são cinco pães e dois peixes”.

18 “Tragam-nos aqui para mim”, disse ele.

19 E, ordenando que a multidão se assentasse na grama, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão.

20 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram.

21 Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

Jesus Anda por Sobre as Águas

22 Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.

23 Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho,

24 mas o barco já estava consideravelmente distante da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele.

25 Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar.

26 Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo.

27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”

28 “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”.

29 “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus.

30 Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”

31 Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”

32 Quando entraram no barco, o vento cessou.

33 Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.

Jesus Cura em Genesaré

34 Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré.

35 Quando os homens daquele lugar reconheceram Jesus, espalharam a notícia em toda aquela região e lhe trouxeram todos os doentes.

36 Suplicavam-lhe que deixasse ao menos que tocassem na borda do seu manto, e todos os que nele tocaram foram curados.

<< Voltar para Mateus 13Ir para Mateus 15 >>

Estudo Bíblico: Mateus Capítulo 14 – A fé e o poder de Jesus

Mateus 14 nos traz acontecimentos importantes do ministério de Jesus, incluindo a execução de João Batista, a multiplicação dos pães e peixes e o episódio em que Jesus anda sobre as águas.

Cada seção deste capítulo do Evangelho de Mateus nos ensina lições profundas de , confiança em Deus e a importância de seguir a Jesus, mesmo em tempos de adversidade!

A morte de João Batista (Mateus 14:1-12)

O capítulo 14 começa com a morte de João Batista. Herodes Antipas, influenciado por Herodias e pela dança de sua filha, ordena a decapitação de João. João Batista havia repreendido Herodes por seu relacionamento com Herodias, esposa de seu irmão, o que enfureceu o casal. Embora Herodes respeitasse João e soubesse que ele era um homem de Deus, cedeu à pressão e mandou matá-lo.

Este evento nos lembra que a vida cristã pode envolver riscos e perseguições, mas também nos ensina sobre a coragem em defender a verdade e a justiça. João Batista foi fiel à sua missão, do início ao fim de sua vida, mesmo diante de diversas ameaças. Que essa mensagem toque ao nosso coração mesmo nos dias atuais!

A multiplicação dos pães e dos peixes (Mateus 14:13-21)

Seguindo o capítulo, após a notícia da morte de João, Jesus se retira para um lugar deserto, mas a multidão O segue. Ao ver a grande quantidade de pessoas necessitadas, Jesus tem compaixão delas e cura seus doentes.

Ao final do dia, os discípulos sugerem que Ele mande a multidão embora para que possam comprar comida, mas Jesus responde: “Dai-lhes vós de comer”. Com apenas cinco pães e dois peixes, Jesus realiza um milagre, alimentando cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

A multiplicação dos pães e peixes nos ensina sobre o poder de Jesus e a importância da compaixão. Vemos que Deus pode suprir nossas necessidades de maneiras sobrenaturais, transformando o pouco que temos em abundância. Afinal, Ele é o Pai de toda a Prosperidade.

Nessas passagens, também podemos tirar uma lição extremamente importante: Jesus nos desafia a compartilhar o que temos e confiar em Seu poder para fazer o impossível.

Jesus anda sobre as águas (Mateus 14:22-33)

Após o milagre da multiplicação, Jesus envia os discípulos de barco para o outro lado do mar e se retira para orar. Durante a madrugada, uma tempestade começa, e os discípulos lutam contra as ondas.

Jesus, então, vai ao encontro deles, andando sobre as águas. Assustados, eles pensam que é um fantasma, mas Jesus os tranquiliza, dizendo: “Tende bom ânimo; sou eu, não temais”.

Pedro, ao ver Jesus, pede para ir ao Seu encontro andando sobre as águas. Jesus o chama, e Pedro começa a andar, mas ao sentir o vento, ele duvida e começa a afundar. Ele clama a Jesus, que o salva e diz: “Homem de pequena fé, por que duvidaste?”.

Assim que Jesus entra no barco, o vento se acalma, e os discípulos O adoram, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus”.

Este episódio nos ensina sobre a importância da fé e o poder de confiar plenamente em Jesus, mesmo em meio às tempestades da vida. A fé de Pedro o fez andar sobre as águas sim, mas a dúvida em seu coração o fez afundar. Portanto, essa história nos lembra de manter os olhos fixos em Jesus, especialmente quando enfrentamos dificuldades e incertezas.

A cura dos enfermos em Genesaré (Mateus 14:34-36)

Nessas passagens, Mateus conta que ao chegarem a Genesaré, as pessoas da região reconhecem Jesus e trazem muitos enfermos para que Ele os cure. Eles têm tamanha fé que acreditam que, apenas tocando nas vestes de Jesus, serão curados, e todos os que O tocam são de fato curados.

Essa passagem finaliza o capítulo mostrando o poder de Jesus em curar e a importância da fé daqueles que O procuram. É um testemunho vivo da compaixão de Jesus por todos os que vêm a Ele em busca de ajuda.

Como aplicar o conhecimento de Mateus 14 em nossa vida?

Este capítulo nos ensina algumas lições fundamentais sobre a vida cristã e como podemos aplicar esses ensinamentos:

1. Fé diante das dificuldades

Assim como Pedro caminhou sobre as águas com os olhos em Jesus, também precisamos confiar nEle em meio às tempestades da vida. Quando surgem dúvidas, nossos olhos devem continuar fixos em Jesus e em sua Palavra e podemos clamar por Sua ajuda, porque Ele estará lá para nos levantar.

2. Coragem para seguir a verdade

João Batista foi fiel à missão de Deus, mesmo diante de risco de morte. Nos dias atuais, quantas vezes já negligenciamos a Jesus por muito menos, não é mesmo?

Nós precisamos cultivar a coragem de defender a verdade da Palavra de Deus, mesmo que isso signifique enfrentar críticas ou oposição.

3. Compaixão e generosidade

A compaixão de Jesus na multiplicação dos pães e peixes nos desafia a olhar para as necessidades dos outros e a compartilhar o que temos, confiando que Deus pode multiplicar nossos esforços para ajudar a quem precisa.

Perguntas para reflexão

  1. Em que áreas da minha vida estou permitindo que o medo e a dúvida me afastem de Jesus?
  2. Estou disposto a abrir mão de minha segurança para viver a verdade e a justiça, como João Batista?
  3. Como posso demonstrar compaixão e generosidade com os recursos que Deus me deu?

Momento de Oração

“Senhor Jesus, obrigado por me mostrar o Seu amor e poder em cada situação. Desejo ter a fé para confiar em Ti, mesmo quando as tempestades aparecerem. Me ajuda, Jesus, a ser corajoso como João Batista e a defender a Sua verdade com amor e firmeza, onde quer que eu esteja. Que eu possa viver com compaixão, compartilhando o que tenho e confiando que o Senhor sempre proverá. Em Seu nome, amém.”

O capítulo 14 do Evangelho de Mateus é um chamado para a fé. Ele nos lembra que Jesus está conosco em todas as situações, mesmo nas mais desafiadoras.

Que, hoje, nós possamos manter nossos olhos em Jesus, sabendo que Ele é capaz de nos sustentar e guiar através de todas as provações, sejam elas grandes ou pequenas!

Para continuar seus estudos, basta clicar no link abaixo:

<< Estudar Mateus 13Estudar Mateus 15 >>

Conheça nosso canal no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Bíblia Online (NVI)

Encontre o que você precisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Posts mais visitados