Início » Blog » Bíblia Online » Mateus 15

Mateus 15

Versículos de Mateus 15 do livro de Mateus da Bíblia.

O Que Torna o Homem Impuro

1 Então alguns fariseus e mestres da lei, vindos de Jerusalém, foram a Jesus e perguntaram:

2 “Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer!”

3 Respondeu Jesus: “E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?

4 Pois Deus disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’.

5 Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que eu poderia dar a vocês é uma oferta dedicada a Deus’,

6 ele não está mais obrigado a honrar seu pai. Assim, vocês anulam a palavra de Deus por causa da tradição de vocês.

7 Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo:

8 ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

9 Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’”.

10 Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: “Ouçam e entendam.

11 O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’”.

12 Então os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: “Sabes que os fariseus ficaram ofendidos quando ouviram isso?”

13 Ele respondeu: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas raízes.

14 Deixem-nos; eles são guias cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco”.

15 Pedro pediu-lhe: “Explica-nos a parábola”.

16 “Será que vocês ainda não conseguem entender?”, perguntou Jesus.

17 “Não percebem que tudo o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido?

18 Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’.

19 Pois do coração saem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidades sexuais, furtos, falsos testemunhos e calúnias.

20 Essas coisas tornam o homem ‘impuro’; mas o comer sem lavar as mãos não o torna ‘impuro’”.

A Fé da Mulher Cananéia

21 Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom.

22 Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”.

23 Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”.

24 Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”.

25 A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me!”

26 Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.

27 Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.

28 Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.

A Cura de Muitos Doentes

29 Jesus saiu de lá e foi para a beira do mar da Galileia. Depois subiu a um monte e se assentou.

30 Uma grande multidão dirigiu-se a ele, levando coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros, e os colocaram aos seus pés; e ele os curou.

31 O povo ficou admirado quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos vendo. E louvaram o Deus de Israel.

A Segunda Multiplicação dos Pães e dos Peixes

32 Jesus chamou os seus discípulos e disse: “Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, pois podem desfalecer no caminho”.

33 Os seus discípulos responderam: “Onde poderíamos encontrar, neste lugar deserto, pão suficiente para alimentar tanta gente?”

34 “Quantos pães vocês têm?”, perguntou Jesus. “Sete”, responderam eles, “e alguns peixinhos”.

35 Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão.

36 Então, pegando os sete pães e os peixes e dando graças, partiu-os e os deu aos discípulos, e estes à multidão.

37 Todos comeram e ficaram satisfeitos. Depois os discípulos recolheram sete cestos cheios de pedaços que sobraram.

38 Os que comeram foram quatro mil homens, sem contar mulheres e crianças.

39 Depois de despedir a multidão, Jesus entrou no barco e foi para a região de Magadã.

<< Voltar para Mateus 14Ir para Mateus 16 >>

Estudo Bíblico: Mateus Capítulo 15 – Tradições humanas e a verdadeira pureza

Em Mateus 15, Jesus ensina sobre a verdadeira pureza espiritual, confronta as tradições religiosas que distorcem a fé e mostra, mais uma vez, Sua compaixão ao realizar curas e milagres. Esse capítulo nos desafia a refletir sobre a sinceridade de nossa adoração e a importância de uma fé que vem do coração.

A tradição dos fariseus e a verdadeira pureza (Mateus 15:1-20)

No início de Mateus 15, fariseus e escribas confrontam Jesus, questionando por que Seus discípulos não lavam as mãos antes de comer, como exigiam as tradições judaicas.

Jesus responde revelando a hipocrisia deles e destacando que, ao seguirem tradições humanas, eles acabam desobedecendo aos mandamentos de Deus. Ele menciona, por exemplo, que eles permitiam que as pessoas deixassem de honrar seus pais ao alegar que seus bens estão “dedicados a Deus,” o que viola o mandamento de honrar pai e mãe.

Jesus ensina que não é o que entra pela boca que torna uma pessoa impura, mas sim o que sai dela, pois as palavras refletem o nosso coração. Ele explica ainda, que é do coração que surgem más intenções, palavras impuras e desejos que realmente contaminam.

Com este ensinamento, mais do que seguir regras ou tradições humanas, Jesus nos mostra que devemos focar em viver uma vida reta segundo a Palavra de Deus.

A fé da mulher cananeia (Mateus 15:21-28)

Após essa discussão, Jesus vai para a região de Tiro e Sidom, onde uma mulher cananeia clama por ajuda para sua filha que estava possuída por um espírito maligno. Inicialmente, Jesus não responde, e os discípulos pedem para que Ele a mande embora.

Quando Ele finalmente responde essa mulher, diz que veio apenas para as “ovelhas perdidas de Israel” e que não é certo tirar o pão dos filhos para dar aos “cachorrinhos”.

Mesmo diante dessa resposta, a mulher persiste em sua fé, dizendo que até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos donos. Admirado pela fé da mulher, Jesus cura sua filha, mostrando que a fé verdadeira pode vir de qualquer lugar e de qualquer pessoa.

Essa passagem nos ensina sobre a persistência na fé e nos desafia a confiar em Deus, mesmo quando parece que Ele está em silêncio. A mulher cananeia representa todos aqueles que, embora alguns possam dizer que “não façam parte do povo de Deus,” possuem uma verdadeiramente sincera, que agrada ao Senhor.

A cura de muitos enfermos e a compaixão de Jesus (Mateus 15:29-31)

Depois disso, as passagens de Mateus 15, nos contam que Jesus sobe uma montanha e grandes multidões trazem enfermos para Ele curar: coxos, cegos, mudos e muitos outros. Jesus cura todos eles, e o povo glorifica a Deus, reconhecendo Seu poder e misericórdia.

Essas curas revelam, mais uma vez, o coração compassivo de Jesus, que está sempre disposto a curar e libertar aqueles que O procuram com fé. Ele não faz distinção entre pessoas e está disponível para todos que O buscam.

A segunda multiplicação dos pães e peixes (Mateus 15:32-39)

Seguindo mais adiante, vemos novamente a compaixão de Jesus ao realizar a multiplicação dos pães e peixes. A multidão que estava com Ele por três dias estava faminta e os discípulos perguntavam como poderiam alimentar tantas pessoas em um lugar deserto…

Mas Jesus lhes mostra que Ele é capaz de prover. Com sete pães e alguns peixinhos, Jesus alimenta quatro mil homens, além de mulheres e crianças, e ainda sobram sete cestos cheios de alimento. Esse milagre reforça a ideia de que Deus sempre supre nossas necessidades e nos dá mais do que pedimos ou imaginamos.

Como aplicar o conhecimento de Mateus 15 em nossa vida?

1. Buscar uma pureza que vem do coração

Jesus nos ensina, mais uma vez, que o que realmente importa é a intenção do nosso coração e nossas atitudes, não simplesmente cumprir tradições e rituais. Devemos buscar uma fé sincera e humilde, preocupando-nos mais com o caráter e as ações que refletem o amor de Deus.

2. Persistir na fé

A história da mulher cananeia nos encoraja a ter uma fé perseverante e confiante, mesmo quando as respostas parecem demoradas. Ela não desistiu de clamar por ajuda e foi recompensada por sua fé inabalável.

3. Demonstrar compaixão e gratidão

Vemos a compaixão de Jesus ao curar e alimentar o povo. Como Seus seguidores, temos o dever de sermos compassivos com as necessidades dos outros, ajudando com o que temos e confiando que Deus multiplicará nossas ações de bondade.

Perguntas para reflexão

  1. Quais áreas da minha vida estão mais focadas em tradições e regras do que em uma relação sincera com Deus?
  2. Estou perseverando em minha fé, mesmo quando parece que Deus está em silêncio?
  3. Como posso refletir a compaixão de Jesus e ajudar aqueles ao meu redor com o que tenho?

Momento de Oração

“Senhor, obrigado por me lembrar que o que mais importa para Ti é o meu coração. Me ajude a viver de forma sincera e a abandonar as tradições vazias que me afastam de Ti. Me ajude a ter uma fé perseverante como a da mulher cananeia e um coração compassivo como o Seu, Jesus. Que eu possa ser instrumento de amor e graça em todas as oportunidades. Em Seu nome, amém.”

Mateus 15 nos chama a examinar nossas motivações e nos desafia a viver uma verdadeira, que vem do coração e se manifesta em amor. Assim, que possamos seguir o exemplo de Jesus, amando a Deus e ao próximo de forma genuína, e confiando em Sua provisão, que sempre é mais do que suficiente.

<< Estudar Mateus 14Estudar Mateus 16 >>

Conheça nosso canal no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Bíblia Online (NVI)

Encontre o que você precisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Posts mais visitados